Você sabe o que é necessário para realização do desmembramento de um terreno
O
desmembramento de um terreno é realização da divisão do mesmo em
lotes destinados a edificação, sendo
aproveitado o sistema viário(ruas)
já existente, não podendo ser realizado a abertura de novas vias ou
o alargamento das que já existentes.
O
objetivo do desmembramento é permitir que cada lote possua sua
escritura e matrícula
individuais, devendo
ser observado a metragem mínima de testada (frente do lote)
definidas
por
lei municipal da
situação dos lotes.
Para
sua realização será necessário a contratação de um profissional
habilitado pelo CREA que ira realizar a medição do terreno e a
divisão pretendida pelo proprietário, elaborando o memorial
descritivo do mesmo contendo:
I_
a indicação das vias existentes e dos loteamentos próximos;
II_
a indicação do tipo de uso predominante no local;
III_
a indicação da divisão de lotes pretendida na área.
Acrescentando
além
do memorial descritivo
acima mencionado,
a
certidão atualizada da matrícula do terreno, expedida pelo cartório
de registro de imóveis competente e
os documentos do proprietário e seu cônjuge ou companheiro(a
depender do regime de casamento)
sendo
requerido junto a prefeitura a aprovação do projeto de
desmembramento.
Uma
vez aprovado o projeto de desmembramento, deve-se submetê-lo ao
registro imobiliário dentro do prazo de 180 dias, sob pena de
caducidade da aprovação
devendo
juntar os seguintes documentos;
- I_título de propriedade do imóvel ou certidão da matrícula.
- V_cópia do ato de aprovação do desmembramento.
- Deve-se pagar os emolumentos(taxas) cartorários.
Este
trabalho foi desenvolvido por Rafael Rocha, advogado inscrito na OAB/MG sob o Nº 193.958 e
Fernanda Rocha, Formando em direito, o mesmo possui carácter
meramente informativo e havendo maiores dúvidas procure seu advogado
para melhor orientá-lo dentro das circunstâncias do
caso concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.